RECEITAS ESPECIAIS PARA PRATSY

Escrito por Chef Manuel

Olá, pessoal. Meu nome é Manuel Alves Filho, e sou chef de cozinha.

A partir de hoje, vamos arrumar nossa mesa neste espaço virtual. Ao redor dela, vamos viajar pelo universo da gastronomia, tendo os produtos da marca Pratsy® , reconhecidos por sua praticidade, versatilidade e resistência, como nossas bússolas de orientação.

 

 

Assadeira Pratsy ideal para cozinhar seus pratos de natal

A tradição é uma das principais marcas das festas de final de ano, principalmente quando o assunto é ceia de Natal e Réveillon. Entretanto, sempre é possível dar um toque de novidade a alguns pratos clássicos, fugindo assim da mesmice. É o caso desta rabanada, que traz duas inovações. Primeiro, ela não é frita em óleo ou manteiga, e sim assada no forno, o que a torna muito menos calórica.

Segundo, a sobremesa tem um leve toque cítrico, pois a receita utiliza suco e raspas de limão siciliano. Fica uma delícia. Os ingredientes e o passo a passo acompanham esta postagem. Uma dica importante é usar a forma descartável de alumínio da marca Pratsy, que é muito prática e versátil. Também é recomendável você usar o papel manteiga da Pratsy para forrar o fundo da forma, para evitar que as rabanadas grudem.

Feito isso e seguindo as orientações da receita, não há como errar. Testei o prato para esta postagem e tudo saiu perfeito, como vocês podem notar. O mais legal é que vocês podem assar e servir as rabanadas na própria forma. Assim fica bem mais fácil e gostoso cozinhar, não é mesmo?

Salpicão de bacalhau

O bacalhau é um ingrediente muito comum nas ceias de final de ano. O pescado normalmente é servido quente. Para mostrar como esse ingrediente é versátil, vou compartilhar com vocês uma receita de Salpicão de Bacalhau, que é servida fria. Apresentada em pequena porção, pode ser uma entrada. Na companhia de arroz branco, por exemplo, vira prato principal.

A minha dica é que vocês sigam o passo a passo da receita e depois montem o salpicão numa forma de alumínio descartável da marca Pratsy, que é muito prática. Embora vá ao forno, a embalagem também vai à geladeira, que é o aspecto que nos interessa neste caso. Deixe a preparação descansar por pelo menos duas horas no refrigerador.

Depois, sirva o salpicão frio, na própria forma. Caso haja sobra, basta fechar a embalagem com papel alumínio Pratsy e devolver à geladeira. Garanto que no dia seguinte o prato estará ainda mais saboroso. Na hora de servir, só não se esqueça de colocar um generoso fio de azeite sobre o prato, combinado?

Chester Magnifico


Ingredientes

1 chester

1 tablete de manteiga

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de vinho branco seco

3 colheres (sopa) de azeite

500 g de farinha de mandioca

1 xícara (chá) de salsinha

1 pimenta dedo-de-moça picada

100 g damascos picados

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Legumes assados

1 kg de mix de legumes picados em cubos grandes (cenoura, batata, brócolis etc)

1 xícara (chá) de azeite

5 dentes de alhos amassados

3 ramos de alecrim

3 ramos de tomilho

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Descongele o chester conforme as orientações da embalagem. Retire os miúdos e lave a ave. Arrume o chester numa assadeira Pratsy e unte a ave com manteiga. Regue com o vinho, cubra com papel alumínio Pratsy e leve ao forno pré-aquecido, a 200 graus, por 2,5 horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar.

Farofa

Doure a cebola e o alho numa mistura de manteiga e azeite. Junte a pimenta e os damascos e refogue rapidamente. Adicione a farinha de mandioca e deixe dourar. Finalize com a salsinha. Corrija o sal. A farofa pode ser usada para rechear o chester ou ser servida ao redor da ave.

Legumes

Arranje os legumes numa forma Pratsy e tempere com sal e pimenta-do-reino. Regue com o azeite e coloque os dentes de alho e os ramos de alecrim e tomilho. Leve ao forno pré-aquecido, a 200 graus, por 35 minutos. Sirva ao lado do chester.

 

Salpicão de bacalhau

Ingredientes

1 k de bacalhau dessalgado

300 g de batatas cortadas em cubos

100 g de ervilhas congeladas

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de salsão picado em cubos

1 colher (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de cebolinha picada

100 g azeitonas pretas sem caroços

1 vidro de maionese pequeno

1 pimentão vermelho cortado em cubos

1 pimentão amarelo cortado em cubos

1 pitada de pimenta do reino branca

6 colheres (sopa) de azeite

3 ovos cozidos picados

Suco de 1 limão

Modo de preparo

Separe o bacalhau em lascas e refogue com a cebola, o alho e metade do azeite. Deixe esfriar. Cozinhe as batatas somente com água e sal, mas deixe que fiquem firmes. Espere esfriar. Escalde as ervilhas e os pimentões. Espere esfriar. Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes com cuidado. Tempere com o restante do azeite, o suco de limão e a pimenta-do-reino. Corrija o sal se for necessário. Transfira o salpicão para uma forma Pratsy e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Se quiser, salpique a batata palha no momento de servir.

 

RECEITAS

Rabanada de forno


Rabanadas de forno

Ingredientes

1 baguete

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de açúcar

Suco de 1/2 limão siciliano

Raspas de 1/2 limão siciliano

2 ovos

Canela em pó para polvilhar

Açúcar para polvilhar

Manteiga para untar a forma

Modo de preparo

Corte a baguete em fatias com um dedo de espessura. Reserve. Bata os ovos. Reserve. Em uma vasilha, misture bem o creme de leite, o leite, o suco e as raspas de limão siciliano e o açúcar. Passe as fatias de pão pela mistura de creme de leite e depois pelos ovos batidos. Arrume as fatias na forma descartável Pratsy, com o fundo forrado com papel manteiga, untado com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido, a 180 graus, por aproximadamente 35 minutos ou até que as rabanadas fiquem douradas. Salpique canela e açúcar. As rabanadas podem ser servidas quentes ou em temperatura ambiente.